ALIMENTOS QUE EMAGRECEM

Alimentos que emagrecem II

Agrião

O agrião contém iodo, que estimula a glândula da tiróide permitindo a combustão de gorduras acumuladas e simultaneamente purifica o sangue.

Salmão
O salmão é rico em ácidos gordos que aumentam a capacidade das células queimarem calorias.

Pepino

O pepino é difícil de digerir logo o organismo gasta mais calorias a digeri-lo do que as que este alimento fornece. O mesmo processo acontece com a beterraba, cenoura, couve-flor, maça, cebola, , melancia e brócolos.

Abacaxi

O abacaxi ajuda a controlar o apetite. Ajuda a combater a retenção de líquidos e são a causa principal do      ” inchaço”.

Aipo

O aipo tem propriedades antioxidantes e diuréticas. Elimina as toxinas através da expulsão de líquidos.

  • Não ficar muito tempo sem comer

Quanto maior o tempo, mais lento torna-se o metabolismo. Isto quer dizer que o corpo passa a gastar energia (calorias) de forma mais lenta, por isso, o ideal é comer de 2 em 2 horas. Prefira pequenas refeições, coma frutas, iogurtes magos, frutos secos.

  • Faça exercício físico

Caminhadas ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, ajudam a acelerar o metabolismo.

  • Água

Essencial para o seu

Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

  • chá verde
  • chá branco
  • chá vermelhos
  • derivados da Camellia sinensis
  • fibras

9 alimentos que ajudam a emagrecer:

Feijão

O feijão contém uma proteína que inibe naturalmente o apetite.

Pimenta

O consumo de pimenta ajuda-a a perder peso. A pimenta contém uma substância diminui o apetite.

Alface

Não contém nenhuma substância que ajuda a emagrecer, no entanto é pobre em calorias, e quando ingerida antes das refeições ajuda a controlar a gula pois ocupa muito espaço no estômago.

Amendoim

Apesar de ter muitas calorias ajuda a perder peso. O amendoim contribui para acelerar o metabolismo (coma 3 mãos cheias por dia).

Chá verde

O chá verde queima gorduras porque é rico em anti oxidantes que aceleram o metabolismo, auxiliando o organismo a queimar gorduras.

Pêra


A pêra é rica em fibra. Diminui a vontade de beliscar entre as refeições.

Azeite

A gordura monossaturada do azeite ajuda a queimar calorias.

Canela

O consumo de algumas pitadas de canela durante o dia. Isso ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, ou seja, afasta a fome.

Vinagre

O vinagre sacia porque contém ácido acético que diminui a velocidade com que a comida passa do estômago para o intestino. Por isso, você tem aquela sensação de “estar cheia” por mais tempo.

Como acelarar o metabolismo

Chama-se metabolismo ao consumo de energia e calorias do nosso corpo. Regra geral as pessoas que tem um metabolismo mais acelerado têm mais predisposição para perder peso e serem magras, enquanto as pessoas cujo metabolismo é lento têm mais facilidade em engordar e mais dificuldade em emagrecer.

No entanto, nem sempre podemos culpar o metabolismo o peso, a massa muscular, a idade, as hormonas e o sexo são factores que condicionam o nosso metabolismo. Existem um conjunto de comportamentos que contribuem para a aceleração do seu metabolismo e consequentemente ajudam-na a perder aqueles quilinhos a mais:

  • Comece o seu dia com um bom  pequeno-almoç o, para que o metabolismo comece a acelerar e a queimar calorias logo pela manhã, assim evita ter muita fome ao longo do dia.
  • Beba muita água. Um corpo hidratado ajuda a eliminar as calorias.
  • Coma pouco mas várias vezes ao dia . Estar muitas horas sem comer desacelera o metabolismo e faz com que o organismo armazene gorduras.
  • Evite os alimentos com muito açúcar, este é absorvido rapidamente e transforma-se em gorduras.
  • Pratique exercício físico e aumente a sua massa muscular._Transform e a gordura em músculos.

Receitas de Sucos para Emagrecer:

Suco anti-celulite
Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Lave e passe todos os ingredientes na centrífuga.

Suco Emagrecedor
Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.
Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador.

Suco para desintoxicar
O maior benefício desta receita de suco é para revitalizar o corpo e é muito excelente para o brilho da pele
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 3 porções de maçã, 1/2 porção de gengibre, 3 partes de cenoura

Suco para reduzir o colesterol
Este suco ajuda a reduzir o colesterol e ajuda na prevenção do câncer. Também melhora qualquer mal estar estomacal ou dores de cabeça. Se você tem mais de 30 anos você deve tomar este suco.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de maçã, 1 porção de pepino, 1 porção de salsão.

Suco para melhorar o aspecto da pele ou evitar o mau hálito
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de maçã, 1 porção de cenoura, 1 porção de tomates

Suco super refrescante
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de pepino amargo, 1 porção de maçã verde

Suco para uma pele saudável
Os ingredientes mais indicados para se ter uma pele saudável são a laranja e o pepino. Acrescentando- se o gengibre ele vai atuar e melhorar a textura da sua pele
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de suco de laranja, 1 porção de pepino, 1/2 porção de gengibre

Suco selvagem
Uma combinação perfeita para a saúde dos rins e da bexiga. Ele também ajuda a retirar o excesso de sal no corpo.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de melancia, 1 porção de abacaxi, 1 porção maçã

Suco vitaminado
Excelente para crianças porque elas adoram este suco. Alem de ser rico em vitamina C, tem também uma boa dose de vitamina B2, aumentando a atividade celular e melhorando a imunidade.
Ingredientes: 1 porção de mel, 1 porção de uvas, 1 porção de melancias, 1 porção de leite (melhor desnatado)

Suco que regula os níveis de açúcar
É um suco muito digestivo, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Peras são saudáveis contra a constipação, úlceras, o trato urinário, febre e tosse. Bananas são saudáveis para a pressão alta e não contém sal. A banana cntém uma proteína que o corpo converte em serotonina, que melhora o humor.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de peras, 1 porção de bananas

Suco anti oxidante
Abaixa a pressão sanguínea, controla a toxicidade. A maça age com anti oxidante
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de maças, 1 porção de mangas, 1 porção de cenouras, 1 porção de peras

Suco poderoso
Antinflamatório, digestivo e rico em ferro.
Ingredientes: 1 copo de água filtrada, 1 porção de uvas escuras, 1 porção de abacaxi

Dicas para se fazer um bom suco:

  • Use centrífuga ao invés de liquificador. A centrífuga extrai o sumo, enquanto o liquidificador esmaga e tritura as fibras da fruta.
  • Procure ter em casa frutas novas e acondicionadas em lugares arejados, para mantê-la fresca por mais tempo.
  • Tome o suco no momento que o fizer, pois em pouco tempo, ele perde muitos dos seus benfícios.
  • Se possível, tente conseguir produtos orgânicos (frutas, legumes e verduras) que foram cultivados sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos prejudiciais à saúde.
  • Lave muito bem os alimentos antes de fazer o suco. Tente eliminar qualquer resíduo ou cera.

  • Conheça os alimentos ricos em proteínas ou em carboidratos e a melhor forma de prepará-los.



    1) Claras de Ovos
    Mostre-me um culturista que não utilize claras de ovos na dieta e teremos alguém que está perdendo a melhor fonte de proteína que o dinheiro pode comprar.
    Combinado com o mingau de aveia, uma omelete de claras de ovos compõe um super café da manhã que fornecerá o combustível necessário para o resto do dia.

    Compra: Quando estiver comprando ovos, verifique a data de validade e abra a caixa para certificar-se que todos estão intactos. A melhor forma de manter os ovos é sob refrigeração, assim, ao chegar em casa coloque todos na geladeira. Apesar de ovos conservados fora da geladeira não sofrerem necessariamente um processo de degradação, mantendo-os refrigerados este processo será desacelerado ao máximo.

    Preparo: Para preparar uma omelete, utilize seis claras de ovos, misture com um garfo e tempere com sal, pimenta e seus temperos favoritos, misturando até formarem bolhas. Unte uma frigideira com o mínimo possível de margarina e, utilizando o fogo médio-alto, adicione as claras. Após 15 segundos, reduza o fogo para médio e, com uma espátula, mova a omelete de tal forma que todas as faces estejam devidamente cozidas. Retire do fogo e aguarde alguns minutos antes de consumir.




    2) Alcatra
    O peito de frango pode ser a preferência e a mais famosa fonte de proteína magra, mas a carne vermelha magra possui proteínas de qualidade um pouco superior ao frango que irão dar o empurrãozinho extra para ganhar um pouco mais de massa muscular.

    Compra: Busque os cortes que apresentam uma tonalidade vermelha que não seja muito marcante. Se existirem mínimos pontos amarronzados significa que a carne está iniciando seu processo de deterioração, apesar de não apresentar nenhum odor nesta fase. Peça para a peça ser cortada em bifes de pelo menos dois a três centímetros de espessura, com o mínimo possível de gorduras aparentes e em bifes de aproximadamente 100 gramas.

    Preparo: Aqueça uma grelha na máxima temperatura. Tempere os bifes com sal, pimenta e seus temperos favoritos. Coloque na grelha e cozinhe cada lado por pelo menos 3 a 6 minutos ou até o ponto de sua preferência.



    3) Salmão
    O filé de salmão tem, além da proteína necessária, a quantidade adequada de gorduras insaturadas, conhecidas como as “boas” gorduras. Os praticantes de musculação mais radicais geralmente têm uma dieta pobre em gorduras, pois buscam manter a máxima definição possível. Incluir peixes na dieta é uma excelente forma de ter a quantidade adequada de gorduras que serão essenciais ao processo de hipertrofia.

    Compra: O filé de salmão, quando fresco, não possui odores e apresenta coloração alaranjada, não apresentando nenhum tipo de viscosidade sobre o filé. Procure escolher filés da parte traseira do salmão, pois esta é responsável pelo movimento do nado e, por isso, possui menos gordura que outras partes.

    Preparo: Aqueça o forno em 200ºC e coloque os filés de 100g para cozinhar por aproximadamente
    10 a 14 minutos ou até o ponto em que a porção central do filé possa ser penetrada por um garfo.
    Utilize os temperos de sua preferência.



    4) Peito de Frango
    Por que o frango sempre tenta atravessar a rua? Para fugir da horda de culturistas que o está perseguindo. É uma piada boba, mas representa uma realidade: a maior parte dos ratos de academia consume peito de frango regularmente. E por que não?
    Rico em proteína e com quantidades mínimas de gordura, além de um paladar suave, o peito de frango é bem aceito pela maioria das pessoas.

    Compra: Economize comprando grandes quantidades de peito de frango congelado. Certifique-se que ele possua uma coloração rosa claro e não branca, que denota que o mesmo pode ter sido refrigerado inadequadamente. Descongele durante a noite dentro da geladeira e o frango descongelado irá ter uma camada externa um pouco pegajosa.

    Preparo: Aqueça uma grelha, lave primeiramente os filés e os tempere com sal, pimenta e seus temperos favoritos. Coloque a grelha na intensidade máxima e após alguns segundos diminua a intensidade para a mínima. Cozinhe cada lado por pelo menos 4 a 6 minutos ou até o ponto de sua preferência.




    5) Batata Doce
    Um físico musculoso não é construído apenas com proteína. Os carboidratos fornecem a energia que você necessita para treinar pesado e ter uma rápida recuperação.
    A batata doce fornece o “turbo” necessário, sem sobrecarregar seu organismo com carboidratos simples, que são de rápida digestão.
    Elas são, geralmente, utilizadas pelos culturistas nos períodos anteriores às competições para recarregar a energia que foi desgastada na musculatura durante a fase de dieta para definição. Mesmo que você não seja um culturista, a batata doce irá ajudar a turbinar seus resultados dentro de um programa de hipertrofia.

    Compra: A batata doce possui duas variedades: a com aparência mais esbranquiçada, que é semelhante as tradicionais batatas, e as com aparência mais escura, que possuem uma casca escura e polpa levemente alaranjada. A variedade mais escura possui maior quantidade de nutrientes e, por isso, deve ser preferencialmente escolhida.

    Preparo: Aqueça o forno em aproximadamente 180ºC, lave primeiramente as batatas com escova e água gelada para remover toda a sujeira. Asse por aproximadamente 1 hora ou até que elas estejam macias ao ponto de serem penetradas facilmente por um garfo.



    6) Bisteca de Porco
    A carne de porco é, normalmente, condenada por alguns pseudo-especialistas em dieta por ser considerada gordurosa demais. Porém, algumas partes do porco têm aproximadamente a mesma quantidade de gordura que o peito de frango ou a alcatra, além de ser sempre mais saborosa e possuir grande quantidade de proteínas.
    Neste caso, a bisteca de porco pode ser considerada o filé mignon do porco. É a parte mais macia e menos gordurosa de todos os cortes suínos.

    Compra: Verifique sempre a origem da carne e se a mesma provêm de fontes inspecionadas, para evitar o risco desnecessário de contaminações. Escolha sempre a parte magra da bisteca, descartando qualquer gordura aparente. A carne deve ser firme e com uma leve tonalidade rosa. Caso esteja seca ou um pouco acizentada, não compre.

    Preparo: Tempere as bistecas, de preferência, na noite anterior ao consumo para que absorvam o tempero. Aqueça o forno em aproximadamente 180ºC, enquanto isso unte uma frigideira e coloque-a no fogo alto. Cozinhe a bisteca na frigideira por aproximadamente 1 minuto cada lado e, depois, coloque no forno. Asse por aproximadamente 15 a 25 minutos.



    7) Aspargos
    Aspargos? Sinceramente, se você quer hipertrofiar, sua mãe estava com toda a razão, você necessita de vegetais em sua dieta. E em relação aos vegetais, você tem várias e excelentes opções, como brócolis e espinafre. Mas escolhemos o aspargo por sua capacidade de auxiliar a remoção do excesso de água corporal. Os culturistas profissionais utilizam sempre os aspargos nos dias que antecedem um campeonato para conseguirem manter o mínimo de retenção hídrica possível.

    Compra: Escolha sempre aqueles que apresentam uma forte tonalidade esverdeada. Consuma-os no máximo em três dias após a aquisição.

    Preparo: Corte a base de cada aspargo e, caso deseje, pode remover a pele de cada um. Escolha uma frigideira que permita que toda a extensão do aspargo esteja em contato com a superfície da frigideira. Adicione uma camada de água e tempere com sal. Mantenha no fogo alto até a água começar a borbulhar. Adicione, então, os aspargos e deixe cozinhar por 3 a 5 minutos.

    O papel do FERRO

    O Ferro é o segundo metal mais abundante sobre a superfície da Terra. O organismo do homem adulto contém de 3 a 5g de ferro dos quais 30 a 40% na forma de armazenamento.

    É um mineral muito bem conservado pelo organismo: cerca de 90% é recuperado e reutilizado freqüentemente. Embora esteja presente no corpo humano em quantidades pequenas, suas funções são essenciais à vida. A célula do sangue é formada por proteína e ferro, além de outros componentes por isso, a falta deste mineral, causa a anemia, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina), e consequentemente uma diminuição da oxigenação das células do corpo.

    Principais fontes de Ferro
    As melhores fontes alimentares de ferro são: costelas de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, galinha, mariscos, rim coração e carne magra. Outros alimentos de origem vegetal e alguns cereais que contém boas quantidades de ferro são: feijão secos, frutas secas, melaço, pão de trigo integral e enriquecidos e cereais.

    Aproveitamento do Ferro ingerido
    A eficiência da absorção de ferro é determinada por alguns componentes do alimento

    Vitamina C: tem como função potencializar a absorção de ferro quando consumida simultaneamente com um alimento que contém ferro de baixa absorção. Assim, o ideal é consumir limão, laranja ou suco de acerola, com refeições que tenham na composição alimentos fonte de ferro, para garantir a absorção.

    Cálcio: alimentos ricos em cálcio como leite e queijo, ou café e refrigerante à base de cola, dificultam a absorção do ferro, e isto, se for muito freqüente pode levar a deficiência do ferro no organismo. Orientação para prevenir e auxiliar no tratamento da anemia Incluir em sua alimentação diária os seguintes de grupos de alimentos:

    miúdos, carne de vaca, aves, peixe, gema de ovo (ferro e vitamina B12)

    Feijão, lentilha, ervilha, tofu e outros produtos de soja;

    Tâmaras, passas, damascos e melado de cana;

    Pães e cereais enriquecidos com ferro;

    Frutas cítricas e outras fontes ricas em vitamina C, que aumenta a absorção de ferro pelo organismo - laranja, acerola, limão, morango, vegetais verdes escuros;

    Verduras em geral;

    Evitar o consumo destes alimentos juntamente com alimentos ricos em ferro:

    Farelos e espinafre;

    Suplementos de zinco e cálcio

    Anti-ácidos

    Cafés, chás e chocolates;


    Alimentos ricos em Cálcio
    08/09/2007 - 17:21. Por Francine Prass Hatem. Visualizada 68474 vezes.
    Alimentos:

    - queijos;
    - leites;
    - iogurtes;
    - peixes;
    - espinafre;
    - amêndoa;
    - gergelim;
    - sardinha;
    - flor crua de brócolis;
    - aveia;
    - couve-manteiga;
    - avelã;
    - castanha-do-pará;
    - agrião.

    A recomendação diária para adultos homens e mulheres é de 1.000mg.

    OBS: A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: carne bovina e leite.

    Teor de Potássio nos Alimentos (mg por 100 g de alimento)

    Bacalhau 603
    Paio 393
    Lagosta crua 334
    Marisco cru 315
    Carne de peru (carne branca) 307
    Mortadela 303
    Sardinha crua 296
    Carne de porco crua 278
    Lingüiça de porco 267
    Fígado de boi cru 245
    Rim de boi 238
    Ostra 237
    Presunto cozido 236
    Pescadinha crua 234
    Sardinha tipo Viena 234
    Coração de boi 233
    Carne de galinha (carne branca) 230
    Carne de galinha (carne escura) 192
    Coração de galinha 159
    Frutas
    Damasco (seco) 1489
    Uva Passa 842
    Tâmara 642
    Amêndoa 622
    Ameixa seca 615
    Figo seco 589
    Castanha-do-pará 520
    Melão 429
    Banana prata 370
    Abacate 347
    Damasco fresco 340
    Banana d'água 333
    Cereja 324
    Amora 321
    Coco (carne) 302
    Mamão 212
    Figo fresco 199
    Uva branca sem casca e caroço 196
    Coco (água) 144
    Banana maçã 123
    Leguminosas, Verduras

    e cereais

    Feijão preto 1455
    Feijão manteiga 1365
    Feijão roxinho 1102
    Ervilha seca 884
    Lentilha seca 865
    Espinafre 490
    Batata inglesa 394
    Salsa 366
    Cará 363
    Mandioca 344
    Palmito 336
    Beterraba cozida 332
    Batata doce branca 331
    Cenoura 328
    Couve 294
    Aipo (bulbo) 291
    Couve-flor 286
    Milho verde 278
    Cevada (grãos) 276
    Jiló sem casca 256
    Brócolis 255
    Tomate com semente 209
    Nabo 201
    Alface 140
    Leite Leite em pó Ninho 1.316
    Leite de vaca (tipo A) 153
    Diversos Farinha de soja 593
    Chocolate em pó 580
    Ketchup 416
    Bebidas
    Café em grão torrado 1.988
    Chá preto (folhas) 1.810
    Erva mate (seca) 1.181

    Fósforo

    Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia"

    O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta.

    Principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite.


    Magnésio

    Pesquisas revelaram que o magnésio tem um papel fundamental na performance em esportes de resistência. Este mineral existe principalmente nos músculos e ossos, aonde ajuda na contração muscular e metabolismo energético.

    Estudos mostraram que a deficiência de magnésio diminui a resistência e que o baixo nível deste mineral na circulação está associado à diminuição da capacidade aeróbica. Infelizmente, baixo nível de magnésio na circulação já foi constatado em corredores após a maratona e provavelmente está relacionado à perda pela transpiração.

    Apesar da falta de magnésio resultar em queda de resistência, altas doses deste mineral não significa um aumento da capacidade aeróbica.

    Principais fontes: Legumes, nozes, verduras, alimentos de grãos integrais, frutos do mar.

    Zinco

    Zinco ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de machucados e recuperação de lesões. Liz Applegate salienta que estudos demonstraram que corredores freqüentemente não consumem a quantidade mínima recomendada deste mineral (RDA : 15 mg para homens e 12 mg para mulheres). Além disso, como atletas perdem zinco pelo suor, eles podem se tornar deficientes deste mineral mais rapidamente. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados.

    Principais fontes: Alimentos ricos em proteína como carnes, frango